Os gatos e os cachorros necessitam de muitos cuidados básicos. E um dele diz respeito às unhas. Esqueça a ideia de que cortar as unhas dos pets é apenas uma coisa estética, mas também relacionado à sua suade.

Cães e gatos que vivem no pátio ou rua não precisam de tantos cuidados relacionados às unhas, pois já há um atrito com o solo. Mas cães e gatos que moram dentro de casa, este cuidado é mais que essencial e deve ser feito com frequência.

• Cuidados são importantes
Você sabia que o corte das unhas pode interferir no modo de pisar do animal? Sim. E isso pode comprometer a sua coluna. Além disso, quando as unhas não são cortadas ele pode até se machucar, ainda mais quando estão compridas. E pode também comprometer a qualidade de um objeto da casa, como por exemplo, o sofá ou ainda arranhar o dono. Viram a importância dos pets terem as unhas cortadas?

Para os gatos que vivem dentro de casa é fundamental que possuem um arranhador, pois é um processo natural deles sentir a necessidade de afiar as unhas. Do contrário, ele poderá tentar fazer isso em outro objeto.

• Como cortar as unhas?
Se você não se sente preparado ou acha difícil esse processo pode levar o pet para a pet shop. Mas se quiser também pode cortar as unhas em casa, não tem problema. A primeira coisa é que você vai precisar de um cortador de unha ideal para cortar unhas dos pets. Você pode comprar facilmente em uma pet shop.

Uma dica é tentar acostumar a cortar as unhas dos pet desde que são pequenos. Assim com o tempo eles vão se acostumando e será um processo mais natural e não chato e estressante.

As unhas podem ser cortadas a cada 15 dias. Na hora de cortar você pode colocar ele no colo e envolver ele com uma toalha. Uma dica é não cortar muito perto da base, pois ali estão vasos sanguíneos e nervos em seu eixo central. Um corte profundo pode levar a dor e sangramento. Por isso, muita atenção neste momento.

Se você perceber que é cansativo e chato este momento, aproveita e divida o momento do corte em dois dias. Ai você não fica cansado e nem o pet. Até porque este deve ser um momento mais leve, e não de tensão. Por isso, outra dica é sempre presentear seu pet com algum mimo ainda mais se ele se comportou bem.

Outra dica é também tentar fazer o corte das unhas quando seu pet está tranquilo e não muito agitado ou brabo. Assim vai ser mais fácil pra você. Boa sorte!